Conheça os tipos e características dos Transtornos de Ansiedade

     Cada pessoa experimenta a ansiedade de uma maneira única. Dificilmente encontramos um padrão sintomatológico comum a todos os pacientes pois cada pessoa desenvolve algumas particularidades específicas. Por isso, alguns sintomas como alteração de humor e incapacidade de foco na questão comportamental ou palpitações e falta de ar na parte biológica podem indicar o começo do transtorno de ansiedade. O fundamental então é procurar um profissional de saúde mental para receber primeiramente uma avaliação do quadro geral, para posterior diagnóstico e consequentemente o tratamento personalizado de acordo com o caso.

     Afinal, existem vários tipos de transtornos de ansiedade, cada um com suas próprias características distintas e tratamento específico. Aqui eu apresento alguns dos principais tipos de transtornos de ansiedade que sao mais encontrados :

  • 1 – Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): Caracteriza-se por preocupação excessiva e persistente com vários aspectos da vida, como saúde, família, trabalho, entre outros. As pessoas com TAG tendem a antecipar desastres e têm dificuldade em controlar suas preocupações, o que normalmente leva a sintomas físicos como fadiga, tensão muscular e problemas de sono (insônia ou má qualidade do sono).Sendo que uma grande parte desse sofrimento antecipado se mostra desnecessário pois os eventos imaginados não se tornam reais. Essa condição nunca cessa, passa de um evento ansioso para outro e para outro de forma a consumir cada vez mais as energias da pessoa ao ponto dela não conseguir mais se auto organizar.
  • 2 – Transtorno do Pânico: Caracterizado por ataques de pânico(medo hiper exagerado) que aparecem de maneira inesperada e recorrente, caracterizados por períodos de intenso medo ou desconforto. Também podem vir acompanhados por sintomas físicos intensos, como batimentos cardíacos acelerados, tremores, sensação de asfixia e tonturas. As pessoas com transtorno do pânico podem desenvolver medo de ter outro ataque de pânico, o que pode levar a comportamentos de evitação. Em casos avançados os sintomas são muito semelhantes aos descritos durante um ataque cardíaco. Sendo, portanto, muito comum alguns deles pararem nas emergências hospitalares e saírem de lá indicados para realizarem uma investigação relacionada a TAG.
  • 3 – Transtorno de Ansiedade Social (TAS): Anteriormente conhecido como fobia social, o TAS envolve medo intenso e persistente de situações sociais ou de desempenho, nas quais a pessoa teme ser julgada ou criticada por outros. Isso pode levar a evitar situações sociais, como falar em público ou participar de eventos sociais. Nos casos mais graves, o TAS acaba levando o paciente a tal ponto de isolamento que sequer o convívio com familiares é suportado. 
  • 4 – Transtorno de Ansiedade de Separação: É mais comum em crianças, mas também pode afetar adultos. Caracteriza-se por medo ou ansiedade excessiva relacionada à separação de figuras de apego, como pais ou cuidadores. Isso pode resultar em dificuldade em ficar longe de casa, ir à escola ou dormir longe dos pais.
  • 5 – Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): Envolve pensamentos obsessivos e intrusivos, acompanhados por comportamentos repetitivos e rituais compulsivos que a pessoa sente que precisa realizar para aliviar a ansiedade associada aos pensamentos obsessivos. Por exemplo, alguém pode ter pensamentos constantes sobre germes e, como resultado, lavar as mãos repetidamente. Ou a necessidade de checar de maneira excessiva se realizou determinada tarefa, como trancar uma porta por exemplo.
  • 6 – Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): Pode ocorrer após a exposição a um evento traumático, como acidente, abuso, violência ou guerra. Os sintomas incluem flashbacks perturbadores do evento traumático, pesadelos, evitação de situações relacionadas ao trauma, hipervigilância e alterações de humor. O TEPT pode ficar reprimido, registrado no inconsciente, por uma tempo indeterminado e ser acionado por um outro evento qualquer cujos registros ligaram-se de alguma maneira (associação).