A ansiedade nem sempre aparece como um pensamento acelerado. Muitas vezes, o sintoma aparece primeiro no corpo.

 

 

O Brasil é o país com o mais alto índice de pessoas que sofrem com os Transtornos de Ansiedade em todo o mundo. São milhões de brasileiros  que sentem palpitações, falta de ar, tensão muscular, dores sem causa aparente sem nenhuma lógica ou causa aparente. É o corpo encontrando maneiras de expressar aquilo que não foi dito ou sequer racionalizado.

 Vivemos em uma cultura que exige produtividade constante, controle e respostas rápidas. Nesse cenário, emoções não elaboradas acabam sendo empurradas para o corpo. A mente não foca naquilo que não está lhe causando “prejuízos aparente”. Mas então o corpo dá sinais. Em cada caso de um modo e com uma intensidade peculiar ao conteúdo que foi reprimido. Quanto mais tempo e mais graves for o conteúdo emocional ignorado, mais grave será a manifestação no corpo.

 Vou citar as causas mais comuns da ansiedade que podem se manifestar no corpo:

  • Aperto no peito

  • Respiração curta

  • Insônia

  • Agitação constante

  • Sensação de alerta permanente

Na psicanálise, entende-se que o corpo também fala. Ele se torna o palco onde conflitos internos, medos e angústias sempre encontram uma via de expressão. “O que a boca cala, o corpo fala” resume uma frase bastante conhecida no meio.

Aprender a “ouvir” o corpo é um passo importante para evitar o agravamento de muitas doenças. E transformar o sintoma em palavras pode aliviar o sofrimento de forma mais profunda e até definitiva em alguns casos..

👉 A psicanálise oferece um espaço para essa escuta. Agende sua consulta.

paulolovi
paulolovi
Artigos: 24

Atualizações da newsletter

Enter your email address below and subscribe to our newsletter